Seguro para empresas que atuam em operações marítimas

Não há dúvida sobre a complexidade que envolve as operações marítimas, pois são muitas as variáveis que podem ameaçar o sucesso das operações e transformar o que seria um excelente negócio em um grande prejuízo.

O governo imprime esforços para que a cabotagem, ou seja, movimentação interna de produtos via transporte marítimo, cresça em todo o país, desafogando as rodovias e oferecendo mais um modal forte e seguro para as empresas nacionais.

Além disso, a movimentação portuária brasileira, no que se refere aos negócios com o mercado internacional, cresceu no primeiro trimestre de 2023, registrando 1,64% com relação ao mesmo período do ano passado.

Esses dados foram apresentados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), informando que nos primeiros três meses do ano foram movimentados 279,5 milhões de toneladas nos portos do Brasil.

Esses dados demonstram a força das operações marítimas em nosso país e estimula as empresas envolvidas a estarem atentas aos cuidados que precisam ser tomados para garantir o sucesso das operações, evitando perdas e prejuízos.

Neste artigo, apresentaremos detalhes a respeito da importância de contar com um seguro específico para o segmento e como sua empresa pode contar com a Austral.

Quais são os riscos das operações marítimas?

Os riscos das operações marítimas existem e todas as precauções precisam ser tomadas para que prejuízos pessoais e materiais não venham a inviabilizar as empresas envolvidas nesse segmento.

Durante os transportes de mercadorias, as embarcações ficam sujeitas a:

  • naufrágio,
  • varação,
  • incêndios,
  • explosões,
  • encalhe.

Essas situações, próprias dessa atividade, podem tanto acontecer com a frota da sua empresa como também com a de terceiros.

Independente disso, o fato é que os prejuízos ocorrem, como é o caso acontecido no Canal de Suez, no Egito, quando um navio porta-contêineres de 400 metros de comprimento encalhou nesse local, impedindo a passagem de outras embarcações que utilizam esse trecho para ligar a Europa com a Ásia.

Essa situação, de acordo com o jornal britânico Loyd’s List, causou um prejuízo estimado em US$ 400 milhões por hora.

Todos os dias mais de 100 navios passam por esse local e o encalhe acabou causando um atraso no abastecimento de mercadorias a nível mundial.

Como funciona um seguro para operações marítimas?

Um seguro para operações marítimas não evita o encalhe ou qualquer outra situação que possa ocorrer com as embarcações, no entanto, é a melhor maneira de se prevenir contra os prejuízos de uma operação.

Em muitos casos, esse seguro é uma obrigação legal, como, por exemplo, o de Responsabilidade Civil do Transportador (RCA), mas é, sem qualquer dúvida, uma maneira inteligente de minimizar os problemas.

Situações envolvendo acidentes e atrasos podem ser indenizadas pelas seguradoras, desde que sejam previstas na apólice.

Coberturas do seguro para operações marítimas

Existem diferentes tipos de coberturas de seguro para as operações marítimas, cada qual com particularidades que precisam ser avaliadas e que podem fazer toda a diferença a partir de um sinistro. Vamos conhecê-las:

Coberturas básicas

As Coberturas Básicas envolvendo as operações marítimas são voltadas para os danos ocorridos com casco e máquinas da embarcação, atendendo também as seguintes situações:

  • Perda Total (PT),
  • Assistência e Salvamento (AS),
  • Avaria Grossa (AG),
  • Responsabilidade Civil por Abalroação (RCA),
  • Avaria Particular (AP).

Coberturas complementares

Esse tipo de seguro complementa os excessos às Coberturas Básicas, como o Desembolso (D), voltada exclusivamente a casos com Perda Total (PT), e de Responsabilidade Excedentes (RE), relacionadas a AS, AG e RCA.

Existe ainda a Cobertura Complementar, conhecida como Valor Aumentado (VA), unificando o Desembolso e Responsabilidades Excedentes, complementando em até 25% da importância segurada no seguro básico.

Coberturas especiais

As Coberturas Especiais nas operações marítimas atendem também a construtores e reparadores de navios. Tratam-se da:

Cobertura de Construtores Navais

A Cobertura de Construtores Navais cobre o casco, maquinaria e todos os materiais, aparelhos, motores e equipamentos incorporados ou destinados à embarcação que está em processo de construção.

Cobertura de Responsabilidade Civil dos Reparadores de Navios

Nesse caso, a Cobertura de Responsabilidade Civil dos Reparadores de Navios cobre reembolsos das indenizações e despesas que possam ter ocorrido em decorrência de perdas e danos durante os processos de reparos.

Além disso, existe ainda a Cobertura de Responsabilidade Civil (P&I), cobrindo indenizações e despesas ocorridas em função de:

  • perdas de vida,
  • danos corporais,
  • danos a objetos fixos e flutuantes,
  • poluição.

Coberturas adicionais

Na Austral Seguradora, você também encontra as Coberturas Adicionais, ou seja, indenizações que são realizadas em função de situações como:

  • Cobertura de Riscos de Guerra, Torpedos e Minas,
  • Cobertura de Riscos de Greves, Motins e Comoções Civis.

Além disso, existe a Cobertura de Perda de Receita, situação que ocorre quando a embarcação fica impedida de produzir receita em função da ocorrência de um sinistro indenizável na Cobertura de Cascos & Máquinas, excetuando-se as Perdas Totais (PT).

Por fim, também é possível contratar a Cobertura de Perda de Frete, que cobre uma indenização complementar exclusivamente em caso de Perda Total da embarcação, limitada a 25% da importância segurada da Cobertura Básica.

Conheça o seguro de riscos marítimos da Austral Seguradora

Fundada em 2010, sempre apresentamos diferenciais valorizados pelas empresas que buscam soluções de seguros, tais como:

  • agilidade,
  • eficiência operacional,
  • inovação.

Buscando sempre o melhor para os nossos clientes, nossa equipe de profissionais da Austral Seguradora apresenta soluções sob medida que venham a atender a cada demanda, contribuindo de forma efetiva com a tranquilidade e segurança daqueles que atuam no dinâmico mundo das operações marítimas.

Dentre as características que fazem parte do dia a dia das operações, o conhecimento e a expertise do mercado brasileiro chamam a atenção dos clientes, pois compreendemos as necessidades específicas das corporações nacionais, onde são priorizadas:

  • parceria de verdade,
  • dinamismo,
  • experiência com flexibilidade.

Agora que você sabe mais sobre os seguros específicos para empresas que atuam em operações marítimas, entre em contato conosco e conheça detalhes dos produtos que fazem toda a diferença para a segurança e tranquilidade das suas operações!