Descubra quais são e como minimizar os principais riscos em Plataformas Petrolíferas

O ambiente de trabalho na indústria brasileira, de modo geral, é um dos que mais oferecem riscos no mundo todo. No caso de obras petrolíferas, é preciso ter um cuidado ainda maior com a segurança, a fim de evitar acidentes de trabalho e outros perigos iminentes nas plataformas. Por estarem em alto-mar (no caso das plataformas offshore), há ameaças específicas que demandam medidas de prevenção além das exigidas pelas demais indústrias — e que também devem ser observadas no setor petrolífero.

No texto abaixo, entenda um pouco melhor sobre os riscos ocupacionais das obras petrolíferas e quais cuidados sua empresa precisa ter antes de iniciar as obras.

Como funcionam as plataformas de petróleo?

A maioria das plataformas petrolíferas está espalhada pelos oceanos, bem distante do litoral, pois é onde se encontram as grandes reservas de petróleo. O petróleo é um combustível de origem fóssil, gerado de maneira natural, a partir da decomposição de organismos mortos soterrados. 

Por estarem em alto-mar, demandam alta tecnologia em engenharia para o trabalho de extração, bombeamento e processamento do petróleo — há plataformas com capacidade para realizar tanto a extração quanto o processamento primário do petróleo. 

Para que isso seja possível, é essencial ter excelentes condições estruturais, mantendo a plataforma erguida e estável, de maneira segura para todos que ali trabalham. Assim, uma plataforma petrolífera precisa contar com avançadas técnicas de engenharia em sua edificação e alta tecnologia para realização das complexas atividades petrolíferas. Como se pode imaginar, tudo isso requer um cuidado especial com a segurança do trabalho.

Além dos engenheiros, atuam em plataformas petrolíferas profissionais das áreas de hotelaria, química, saúde, entre outros. Todos eles precisam passar pelo menos por treinamentos de segurança e se capacitar para tomar as melhores decisões em situações de risco. 

Quais os perigos que obras petrolíferas apresentam?

Primeiramente, há que se diferenciar risco e perigo no ambiente laboral. Um local de risco é aquele em que os colaboradores estão expostos a agentes químicos, físicos e biológicos potencialmente nocivos para a saúde humana.

Todos esses agentes devem ser analisados para que as medidas de segurança em relação a cada um deles sejam executadas corretamente, de modo que não representem perigo para os colaboradores. 

O perigo existe quando essas ameaças não forem identificadas de maneira adequada ou forem intencionalmente negligenciadas. Por isso, é fundamental catalogar todos os riscos encontrados, especialmente em ambientes de trabalho potencialmente perigosos, reduzindo ao mínimo a possibilidade de acontecerem acidentes, como:

Incêndios

Essa é, certamente, a principal ameaça para as plataformas petrolíferas. Os maiores acidentes ocorridos nesse tipo de ambiente estão relacionados ao fogo. Por isso, é primordial seguir um rigoroso protocolo de prevenção de incêndio. 

Vazamento de gases

No processo de refinamento do petróleo ocorre a elevação de sua temperatura, separando suas moléculas e aumentando o grau de pureza. 

Esse procedimento gera gases tóxicos e inflamáveis. Para que os fluidos gasosos sejam processados de maneira adequada e não ocorram vazamentos, é obrigatório o planejamento de uma elaborada rede de encanamento.

Alta exposição solar

Muitas das atividades são realizadas na superfície da plataforma ou mesmo no mar e também em terra. Assim, é necessário que os profissionais usem EPIs para minimizar os riscos de uma exposição solar elevada.

Explosões

Há casos conhecidos de plataformas petrolíferas que sofreram explosões. O risco é iminente, considerando a possibilidade de ocorrer vazamentos de gás ou perda do controle da pressão do fluido encanado (o próprio petróleo ou os gases do processamento).

A seguir, vamos abordar um pouco mais sobre as formas de prevenção e medidas de segurança para evitar acidentes e minimizar os riscos de petróleo nas plataformas.

Quais cuidados sua empresa precisa ter antes de iniciar as obras?

Conforme explicitado, as plataformas petrolíferas são repletas de riscos potenciais. Para que não representem perigo, há medidas preventivas e protocolos de segurança.

Análise Preliminar de Risco

Antes de iniciar uma obra e receber a equipe na plataforma de petróleo, é muito importante que a administração da plataforma faça uma Análise Preliminar de Risco, identificando de maneira precisa todos os riscos potenciais existentes naquele ambiente.

Capacitação da equipe de trabalho

Treinar devidamente a equipe pode reduzir bastante o risco de acidentes de trabalho. Além de aprender a usar os EPIs de maneira correta, os colaboradores devem ser capacitados para tomar decisões acertadas em situações em que há perda do controle de riscos.

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Praticamente todas as atividades de trabalho realizadas em uma plataforma de petróleo oferecem algum grau de risco. Por isso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual é indispensável para garantir a segurança dos profissionais. 

Além da questão da segurança, esses equipamentos também geram conforto e bem-estar para os colaboradores, impactando positivamente a produtividade. 

Como a Austral pode ajudar

Sabendo da importância da prevenção de riscos de petróleo e da grande responsabilidade demandada por parte de uma empresa do setor petrolífero, a Austral oferece Seguro Riscos de Petróleo. Ele garante cobertura para bens, equipamentos e responsabilidade civil, decorrente dos riscos ligados às operações de prospecção, exploração, perfuração e produção de petróleo e/ou gás, em terra (onshore) e no mar (offshore). Além disso, também garante a cobertura para obras e construções ligadas ao setor. 

As coberturas da Austral incluem:

  • Despesas extras do operador
  • Danos físicos
  • Responsabilidade civil
  • Construção offshore
  • Perda de receita decorrente de interrupção de negócios
  • Perda de receita decorrente de interrupção de rede (ataques cibernéticos)
  • Descomissionamento.

Se sua empresa necessita de um seguro de riscos de petróleo e busca parcerias com empresas de renome, respaldo e confiança, entre em contato com a Austral!