Conflitos armados e as consequências para os transportes internacionais

No cenário dos transportes internacionais, muitos fatores podem influenciar as condições da viagem. Assim, por melhor que seja o planejamento, é possível que nem tudo saia exatamente como o esperado. Eventos de ordem natural, por exemplo, podem atrasar consideravelmente uma viagem ou danificar o meio de transporte utilizado. Contratar uma apólice de seguro é a melhor forma de se precaver contra esses riscos, mais conhecidos como sinistros. 

Conflitos internacionais recentes têm colocado em evidência coberturas de seguros específicas para riscos de guerra. Esses conflitos causam impactos significativos no transporte internacional — um exemplo recente é a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro deste ano. 

Esse conflito gerou preocupações quanto ao possível colapso de vários acordos comerciais e de setores econômicos, como o risco de as importações feitas pela Ucrânia não chegarem ao seu destino, devido ao cenário bélico. A Rússia, por sua vez, corre o risco de perder destinatários de suas exportações por conta de sanções, sendo o petróleo o mais preocupante, pois uma possível consequência seria um grande aumento do barril de petróleo e, consequentemente, aumento do preço da gasolina, o que afetaria diretamente o transporte internacional de mercadorias.

O fato é que conflitos geopolíticos impactam negativamente a realidade dos transportes internacionais. Se você quer saber mais sobre o assunto e sobre coberturas de seguros que protejam o seu negócio contra esses eventos, continue acompanhando.

Transporte marítimo e conflitos de guerra

Condições de guerra, em geral, trazem consequências consideráveis para as operações marítimas. Para além do atraso de embarcações devido às condições de conflito, é muito comum que haja danos à infraestrutura de portos, incluindo a destruição de parte de seus componentes e peças básicas, como guindastes usados para alocar contêineres nas embarcações.

Assim, até que o setor marítimo seja reabilitado e as instalações sejam reconstruídas para alavancar sua capacidade operacional, é esperado que aconteçam atrasos significativos no manuseio e descarregamento de cargas nesses portos, consequentemente aumentando o custo do frete marítimo. Outras preocupações incluem quedas de energia por longos períodos, falta de pessoal e ameaças relacionadas à segurança. Todos esses fatores reduzem a capacidade operacional marítima.

Esse cenário alavancou a necessidade de incluir cláusulas específicas relacionadas à eclosão de conflitos nos contratos de seguros. Em tempos de guerra, a imprevisibilidade é a regra, e estar protegido pelo seguro torna-se indispensável.

Coberturas relacionadas a conflitos de guerra

A Austral Seguradora oferece o seguro marítimo para armadores de embarcações, ou seja, pessoas jurídicas que exploram comercialmente uma embarcação mercante, sendo ou não seu proprietário.

Em situações de conflitos armados, há o risco de que as embarcações sejam danificadas por terceiros. Por isso, oferecemos a cobertura de Riscos de Guerra, Torpedo e Minas, que abrange os prejuízos causados ao bem segurado em virtude de torpedos, minas, bombas e outros engenhos de guerra ou incidentes ocasionados pela guerra. Outra cobertura possível para esse cenário é a de Riscos de Greves, Motins e Comoções Civis, que engloba os prejuízos causados ao bem segurado em virtude desses riscos.

Dessa forma, essas coberturas garantem o pagamento de indenizações por danos às embarcações decorrentes de atos de hostilidade em geral e de paralisações trabalhistas, tumultos ou comoções civis. Porém, é preciso se atentar ao fato de que a cobertura só vale se for contratada antes da ocorrência desses sinistros e estar atento às possíveis zonas de exclusão destas coberturas.

Vale ressaltar que ambas são coberturas adicionais, ou seja, devem ser adicionadas a uma cobertura básica — Casco & Máquinas, Perda Total (PT), Avaria Grossa (AG), Responsabilidade Civil por Abalroação (RCA), Avaria Particular ou Assistência e Salvamento (AS).

A cultura do seguro vem ganhando cada vez mais espaço no mundo contemporâneo. Em contextos de imprevisibilidade, é importante ter a garantia de que o negócio conseguirá preservar seu fluxo de caixa, e as indenizações decorrentes de sinistros cobertos cumprem exatamente esse papel. 

O transporte marítimo, por exemplo, opera sob a influência de diversos riscos — o cenário é ainda mais complexo quando se trata de situações de conflitos e guerras. A Austral Seguradora tem a experiência e o compromisso necessários para oferecer aos clientes a devida segurança que esse cenário demanda.