Análise de risco aplicada à segurança do trabalho na indústria de óleo e gás
Como fazer a balança bem equilibrada entre riscos elevados x altíssimos valores envolvidos pender mais para o lado da lucratividade do que para o lado dos perigos advindos da exploração de óleo e gás?
Sim, é fato que os empreendimentos no ramo petrolífero se associam a atividades eminentemente arriscadas. E, por isso, há a importância de discutirmos sobre segurança do trabalho na realidade da sua indústria.
Mas, um outro fato é que há modos estratégicos de assumir esses riscos e responder pelos custos e investimentos referentes a essas atividades de exploração sem tanta dor de cabeça.
Para aprofundar esse tema, abordaremos os seguintes tópicos:
- A governança dos empreendimentos na indústria de óleo e gás
- A análise dos riscos em segurança do trabalho no segmento de óleo e gás
- O que é o Seguro de Riscos de Petróleo e como funciona
A governança dos empreendimentos na indústria de óleo e gásA tomada de decisões empresariais no ramo petrolífero envolve bastante cautela diante de todos os riscos aos quais a empresa se sujeita.
O desafio de todo diretor/administrador é descobrir como promover as melhores práticas de gestão empresarial e otimizar processos.
Esses objetivos são atingidos com sucesso através da utilização de alguns recursos e habilidades no contexto dessa governança:
– Uma percepção de mercado qualificada
Conhecer o próprio negócio é o ponto de partida para que ele obtenha receitas vantajosas. Portanto, perceber o mercado é necessário para coletar, organizar e interpretar as informações relevantes para o seu segmento.
– O aumento do controle da gestão interna
A eficiência na gestão de uma organização requer um controle interno de qualidade. A busca por melhorias nesse aspecto é imprescindível para o desenvolvimento e crescimento da sua empresa.
– A associação com bons parceiros de negócio
Alianças empresariais na mesma área favorecem o compartilhamento de técnicas, know-how e tecnologias e o acesso a mercados e a bons prestadores de serviços voltados à mitigação dos riscos das atividades.
A análise dos riscos em segurança do trabalho no segmento de óleo e gás
Para implementar uma boa gestão, só há um caminho: analisar e mapear os riscos de modo a encontrar soluções que tornem mais simples administrá-los, consolidando, assim, um sistema de gerenciamento de risco verdadeiramente eficaz.
Os estudos em análise de risco aplicada à segurança do trabalho indicam uma maior predominância de perigos relacionados a incêndio e explosão.
Infelizmente, esses tipos de incidentes fazem parte do processo produtivo na indústria de petróleo e gás e, portanto, estão sempre presentes. Um único erro operacional pode ser suficiente para gerar uma catástrofe.
Uma pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) revelou que:
“A maioria das empresas brasileiras de pequeno e médio porte que trabalham com combustíveis inflamáveis ainda não possui uma política prevencionista no que tange ao gerenciamento de risco.”
A explicação para isso é a ausência de conscientização dos empregadores em relação aos riscos de incêndio e explosão que existem em cada fase do processo industrial.
Vale ainda ressaltar que a falta de inspeção pelo Corpo de Bombeiros, pelo Exército Brasileiro (que fiscaliza os materiais explosivos) e pelos auditores fiscais do trabalho também contribui para esse cenário.
Entre as principais causas de incêndio e explosão, destacam-se:
– Armazenagem inadequada de material.
– Ausência de para-raios.
– Falta de manutenção ou manutenção insuficiente nas instalações do ambiente.
– Negligência com as medidas de ordem e limpeza que auxiliam na prevenção.
O que é o Seguro de Riscos de Petróleo e como funciona
O Seguro de Riscos de Petróleo, elaborado pela Austral Seguradora, garante cobertura para responsabilização civil e danos a bens e equipamentos que podem ocorrer em decorrência dos riscos ligados às operações onshore e offshore.
Assim, você garante a proteção de toda a cadeia de atividades que envolve prospecção, exploração, perfuração e produção de petróleo e/ou gás.
Uma outra grande vantagem do Seguro de Riscos de Petróleo é que você também tem direito à cobertura para as obras e construções ligadas ao setor.
Aderir a um seguro como esse é essencial porque, entre outros benefícios, ele:
– Protege o seu negócio das consequências catastróficas relativas a acidentes típicos da atividade de exploração e produção de óleo e gás.
– Oferece cobertura a prejuízos decorrentes de perda de receita por interrupção de negócios ou de ataques cibernéticos.
– Ajuda a sua empresa a concretizar um gerenciamento de risco eficaz.
– Colabora para a aplicação de uma política prevencionista eficiente.
Ser um empregador consciente dos riscos é um grande diferencial na gestão de atividades petrolíferas. Contratar um seguro é um passo decisivo para implementar na sua empresa uma política alicerçada na prevenção.
Estamos preparados para ser a decisão mais acertada na sua trajetória empresarial. Entre em contato para dar início à nossa parceria.