4 riscos inerentes a uma empresa de médio e grande porte

4 riscos que você corre por não ter Seguro D&O 

Gerir uma empresa envolve diferentes responsabilidades. Para garantir o crescimento e expansão de uma organização, diretores e gestores precisam estar atentos e precavidos à gestão de riscos, pois podem eventualmente ser responsabilizados por seus atos. Em caso de danos durante a sua administração, é previsto por lei que os mesmos sejam responsabilizados civil ou criminalmente por seus atos. 

Mas o que é Gestão de Risco? 

Podemos entender Gestão de Risco como a capacidade de reagir eficazmente às possíveis ameaças aproveitando todas as oportunidades. Em outras palavras, Gestão de Risco se trata do conjunto de ações coordenadas que visam controlar uma organização protegendo a mesma de ameaças em potencial, sejam elas quais forem. 

Muitas destas ameaças atingem especificamente os executivos, diretores e gestores das organizações. 

Visando garantir o amparo e a tranquilidade para executivos e administradores de empresas, a Austral oferece o Seguro D&O, que garante a cobertura de processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão de executivos.  

Por qual motivo contratar o Seguro D&O? 

Separamos os 4 principais riscos que você corre ao não contratar o seguro D&O. Fique atento:  

1. Riscos de multas:

Em 2020, as regras sobre os valores das multas passaram por muitos ajustes. Atualmente, elas podem chegar no valor de até R$ 50 milhões. A multa é uma das formas de punição dos órgãos reguladores aos gestores e as empresas. 

Nesses casos, o patrimônio pessoal do gestor pode ser utilizado para o pagamento dessas multas. Para evitar prejuízos por conta de multas é importante possuir a cobertura do Seguro D&O oferecido pela Austral Seguradora. 

2. Riscos de penhora e privação de liberdade:

Também é comum quando diretores e gestores recebem reclamações por parte de órgãos governamentais. Neste caso, seu patrimônio pessoal corre o risco de ser bloqueado por meio de uma penhora on-line. Outra consequência que pode ser sofrida é a perda da sua liberdade. 

Através do Seguro D&O, a Austral ampara e protege diretores de empresas contra essas ocasiões ao cobrir os custos de defesa relacionados a esse processo de restrição de bens e liberdade. Além disso, oferece um adiantamento para as despesas mensais em casos de bloqueio e indisponibilidade de bens. 

3. Riscos tributários:

Cobre a dívida tributária da sociedade na qual o segurado seja responsabilizado a pagar por decisão judicial.

4. Riscos de reputação:

A reputação de um diretor é uma ferramenta fundamental para empresas de qualquer porte. E o ataque a ela,em casos de erro de gestão, pode ser bastante prejudicial.

Com o objetivo de amenizar os efeitos negativos de danos à reputação, a Austral, através do seguro D&O, em caso de sinistro, oferece suporte especializado, assegurando que os custos com ações necessárias de relações públicas protejam e reconstruam a sua imagem. 

Planejamento envolve a prevenção de riscos 

Para uma empresa alcançar suas metas de vendas, gerar mais empregos, aumentar sua participação e relevância no mercado, além de satisfazer seus clientes, é necessário pensar de forma estratégica. Isso envolve prever possíveis riscos e sinistros que, se não antecipados e tratados de maneira eficaz, podem gerar prejuízos, por vezes, irreparáveis. 

Essa prevenção começa com a implementação de um plano efetivo de gerenciamento de riscos, e é efetivada na decisão de se precaver de possíveis sinistros com a contratação do Seguro D&O, que ampara os executivos garantindo a indenização por danos materiais ou corporais causados involuntariamente a terceiros.

Nesse artigo, destacamos quatro riscos que diretores, executivos e gestores de empresas de grande ou médio porte correm ao não contratar o Seguro D&O para sua organização. A Austral Seguradora lhe garante atendimento personalizado oferecendo a opção  que melhor se adequa a sua necessidade.  Quer conhecer a segurança no sentido mais amplo?  Entre em contato conosco e faça com quem entende.