Seguro garantia judicial: Entenda as vantagens da modalidade

O seguro garantia judicial entregará uma proteção extra para o seu negócio, especialmente, em casos de disputas judiciais. Muitas vezes, será ele o responsável por evitar que seu negócio vá à falência, em caso de débitos judiciais.

Ele é uma opção essencial, por exemplo, para empresas que possuem valores imobilizados em ações judiciais. Você já possui esse seguro em sua empresa?

Confira a seguir o que é essa modalidade de seguro e suas vantagens!

Seguro Garantia Judicial

O Seguro Garantia Judicial é uma modalidade destinada para assegurar processos judiciais que a empresa possa sofrer, como ações trabalhistas, cíveis e cautelares. Com ele, é possível proteger tanto o patrimônio quanto o orçamento do negócio em caso de imprevistos na justiça.

Assim, ele substitui outras formas de garantia que são utilizadas nesse tipo de situação. É o caso, por exemplo, do depósito judicial ou fiança bancária.

Vantagens do Seguro Garantia Judicial

Contar com o Seguro Garantia Judicial pode fazer a diferença na gestão orçamentária da sua empresa, especialmente em cenários nos quais o orçamento possa estar voltado para outros tipos de ação. Confira a seguir algumas das principais vantagens deste tipo de serviço.

Redução de custos

Uma das primeiras vantagens e que se destaca é a redução de custos em comparação com outras opções de garantias que podem ser utilizadas, como a fiança bancária e o depósito.

Financeiramente mais vantajoso

Geralmente o valor do Seguro Garantia Judicial varia conforme diversos fatores (como valor garantido, a taxa do seguro e o prazo de vigência da garantia). Porém, geralmente a variação fica entre 2% a 10% do valor garantido.

Facilidade na aceitação em tribunais

Outra vantagem é que ele é amplamente aceito em diversos tribunais, tanto na esfera cível quanto judicial. Isso evita que sua empresa precise utilizar outros tipos de garantias, como o depósito judicial. Assim, a organização consegue ter uma maior flexibilidade para gerenciar seus recursos financeiros, com menores riscos.

Agilidade e facilidade

Outro benefício é que esse é um serviço ágil no processo de contratação em comparação com outras opções de garantias, além de ter uma menor burocracia. O mesmo vale, também, para o tempo em que o valor é disponibilizado, no caso de sinistro. A aprovação tende a ser mais ágil do que outras opções e com menos complicações.

Personalização

Outro ponto é que você consegue personalizar sua apólice para conseguir se adaptar às necessidades específicas da sua empresa. Com isso, é possível garantir que o serviço entregará realmente a segurança necessária para seu negócio quando for necessário acioná-lo.

Garantias oferecidas

Em geral, são oferecidas por meio de depósito bancário ou em uma conta que esteja vinculada ao processo que está ocorrendo e que solicitou a penhora de bens.

Tipos de Seguro Garantia Judicial

Outro ponto importante de conhecer são os tipos de Seguro Garantia Judicial. Com isso, você consegue identificar quais são as opções que estão mais alinhadas com as necessidades do seu negócio.

Seguro Garantia Judicial para execuções fiscais

Nesse caso, o valor é acionado quando ocorre um processo de cobrança de dívida tributária. Com isso, a empresa consegue assegurar de que a dívida será paga, caso no final do processo, ela seja condenada.

Seguro Garantia Judicial para processos cíveis

Nesse caso, a garantia é destinada para arcar com os valores de multas e indenizações que ocorram na esfera cível e, também, trabalhista. É o caso, por exemplo, de ações de responsabilidade civil ou indenização em caso de acidentes de trabalho.

Como escolher o Seguro Garantia Judicial adequado

Alguns dos principais critérios a serem observados ao escolher uma seguradora para fazer a contratação desse serviço são:

  • Análise de confiabilidade da seguradora;
  • Veja como ela estabelece a comunicação com as empresas em caso de sinistros;
  • Analise a relação custo-benefício da contratação.

Análise de riscos

Outro ponto importante na escolha do melhor Seguro Garantia Judicial para sua empresa é optar por seguradoras que tenham especialistas para avaliarem os riscos e oferecerem um serviço realmente voltado para as necessidades do seu negócio. 

Somos uma empresa que entende as necessidades e características do mercado brasileiro, proporcionando proteção para a sua empresa.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e faça sua cotação!